Mapa de Juan de La Cosa

03/09/2020
O Mapa de Juan de la Cosa (1500), mais antiga carta náutica em que a América do Sul está representada, foi confeccionado após a descoberta do Brasil pelo navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón.

O chamado mapa de Juan de la Cosa, também referido como carta de Juan de la Cosa, é um mapa do ano de 1500, atualmente no Museu Naval de Madrid, na Espanha. Foi confeccionado pelo navegador e explorador espanhol Juan de la Cosa, a pedido dos Reis Católicos.

Destaca-se por ser a mais antiga representação inequívoca do continente americano conservada. Nele encontram-se representadas as terras descobertas até finais do século XV pelas expedições castelhanas, portuguesas e inglesas à América, além de uma grande parte do Velho Mundo, segundo o estilo típico dos portulanos medievais, incluindo notícias da recente chegada de Vasco da Gama à Índia em 1498.

Constitui-se ainda na única obra cartográfica que se conservou até aos nossos dias, de todas as realizadas pelas testemunhas presenciais das primeiras viagens de Cristóvão Colombo às Índias. O mapa alude ao descobridor mediante uma grande imagem de São Cristóvão que cobre a zona na qual deveria estar a América Central. Contudo, Cuba representa-se como uma ilha, contráriamente à opinião de Colombo, que a considerava uma península da Ásia.